Lula pediu auxílio de Janja para falar sobre Tik Tok com líder Chinês, segundo ministro

Ministro diz que fala de Janja sobre TikTok foi incentivada por Lula durante reunião na China

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira (20) que Lula pediu que Janja falasse sobre TikTok durante a reunião com o presidente da China, Xi Jinping. A fala da primeira-dama gerou críticas por suposta quebra de protocolo.

Foto: Reprodução internet

Segundo Vieira, a intervenção foi solicitada no momento por Lula. “Eu estava presente. O presidente pediu o auxílio da primeira-dama durante a reunião”, explicou o chanceler. Ele respondeu ao questionamento do senador Sergio Moro (União-PR) na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Preocupação com crianças e mulheres

Na ocasião, Lula perguntou a Xi se a China poderia enviar um especialista para discutir o TikTok no Brasil. Em seguida, Janja tomou a palavra. Ela alertou sobre os riscos da rede social, especialmente para mulheres e crianças.

De acordo com Vieira, a fala foi direta: “Não é possível permitir que plataformas divulguem pornografia, pedofilia e desafios perigosos”. Ele mencionou o caso recente de uma criança de 8 anos, que morreu em Brasília após inalar desodorante por influência de um desafio online.

Sem acordo formal com a China

Apesar do comentário de Lula, Mauro Vieira esclareceu que não há um programa de cooperação com a China sobre o TikTok. “Isso pode ocorrer no futuro, mas não existe visita ou acordo marcado”, disse.

O ministro reforçou que a crítica não foi contra a China, mas contra o conteúdo que circula em plataformas digitais sem controle. Segundo ele, as redes devem ter responsabilidade sobre o que divulgam.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!