Ação foi realizada em área de 20 hectares; polícia recebeu denúncia sobre uso de máquinas agrícolas

Homem é multado em R$ 30 mil por cortar 100 árvores nativas em Teodoro Sampaio.
Homem é multado em R$ 30 mil por cortar 100 árvores nativas
Um homem de 46 anos foi multado em R$ 30 mil na sexta-feira (17) por cortar árvores nativas em uma área de 20 hectares em Teodoro Sampaio, SP. A ação foi desencadeada após uma denúncia que relatou o uso de máquinas agrícolas para remover vegetação nativa no Assentamento Santa Terezinha da Água Sumida.
Denúncia e fiscalização
A Polícia Militar Ambiental deslocou-se até a área e, ao chegar, mediu a superfície afetada, que ultrapassou 20 hectares. Um vizinho, que alugou parte do terreno, admitiu ter retirado algumas árvores da espécie Leiteiro ao preparar o solo para o cultivo de milho e pasto. Durante a fiscalização, foram encontrados troncos cortados e enterrados, além de galhos picotados, muitos ainda com folhas verdes.
Imagens de satélite e penalidade
Os policiais realizaram um comparativo com imagens de satélites, confirmando a remoção de cerca de 100 árvores nativas. Com base no Artigo 52 da Resolução SIMA 005/2021, o homem foi multado por suprimir vegetação nativa fora de área de reserva legal em propriedade privada. As atividades no terreno foram embargadas, mas como não houve crime, o caso não foi enviado à Delegacia de Teodoro Sampaio.
Notícia feita com informações do portal: g1.globo.com










