Investimento de R$ 16,5 milhões deve levar saneamento a 60% da população em 2027 com estação de tratamento moderna e rede inovadora

Sanepar implanta sistema de esgotamento sanitário em Rio Bom, com estação de tratamento e 18 km de tubulações para atender 60% da população em 2027.
Sanepar implanta sistema completo de esgotamento sanitário em Rio Bom com investimento estratégico
A Sanepar sistema completo esgotamento sanitário em Rio Bom, no Vale do Ivaí, avança com uma obra que inclui uma estação de tratamento de esgoto (ETE) moderna e 18 km de tubulações. O projeto, previsto para atingir 60% da cobertura do serviço em 2027, está inserido em um investimento de R$ 16,534 milhões, com o objetivo de universalizar o saneamento no município antes de 2033, seguindo o Marco Legal do Saneamento. Rafael Leite Gonçalves, superintendente Operacional da Sanepar na Região Nordeste, destaca o comprometimento da companhia com a universalização do saneamento no Paraná.
Tecnologia de cravação reduz impacto das obras na infraestrutura urbana de Rio Bom
A implantação da rede coletora de esgoto em Rio Bom tem sido feita com o método de cravação, que consiste na instalação da tubulação pelo subsolo, evitando a abertura de valas e minimizando transtornos. Essa técnica não destrutiva impede a quebra das calçadas e previne interrupções no trânsito, facilitando o andamento das obras mesmo durante o período de frio e poucas chuvas. Moradoras locais, como Leonilda Cilkailo e sua filha Elaine Ridolfi, observaram que esse método é moderno e traz menos incômodo à comunidade, além de beneficiar a coletividade ao evitar a contaminação do solo.
Impactos ambientais e sociais esperados com o esgotamento sanitário completo em Rio Bom
A implantação do sistema de esgotamento sanitário em Rio Bom representa uma importante mudança na qualidade de vida da população e na preservação ambiental. A moradora Olga Marques de Oliveira enfatiza que a rede impedirá que águas residuais domésticas sejam despejadas na rede pluvial, o que atualmente contribui para a proliferação do mosquito da dengue e contaminação ambiental. O novo sistema de tratamento evitará esses problemas, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para os moradores da cidade.
Detalhes da estação de tratamento e próximos passos para a conclusão da obra
A construção civil da estação de tratamento de esgoto foi iniciada no final de 2025 e já apresenta avanços visuais significativos. Nos próximos meses, equipamentos essenciais para o processo de tratamento serão instalados e demandarão montagens eletromecânicas especializadas antes do início da fase de testes. Apesar do ritmo acelerado, a obra ainda enfrenta desafios técnicos até sua finalização, conforme aponta o superintendente Rafael Leite Gonçalves.
Orientações para moradores sobre a ligação correta à rede pública de esgoto
Ao término das obras, os moradores beneficiados receberão orientações da Sanepar sobre como realizar a ligação adequada dos imóveis à rede pública de esgoto. A conexão só será autorizada mediante assinatura do termo de adesão, garantindo a desativação definitiva das fossas sépticas e contribuindo para a universalização do saneamento em Rio Bom. Essa etapa é fundamental para assegurar o funcionamento eficiente do sistema e a melhoria contínua da saúde pública na região.
Fonte: www.parana.pr.gov.br









