Rodrigo Pacheco descarta convite para Ministério no Governo Lula

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e decidiu não aceitar a liderança de um ministério no atual governo.

Especulações sobre Ministérios

O nome de Pacheco foi cogitado para comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), atualmente sob a gestão do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Além disso, ele também chegou a ser considerado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, hoje liderado por Ricardo Lewandowski.

Apoio de Lula para 2026

Lula demonstrou interesse em ter Pacheco como candidato apoiado pelo governo nas eleições de 2026 em Minas Gerais. “Ele tem todas as qualidades para o cargo e contará com meu apoio na disputa”, afirmou o presidente em entrevista na semana passada.

Trajetória no Senado

Pacheco encerrou seu período como presidente do Senado após quatro anos de mandato. Ele assumiu o cargo pela primeira vez em 2021, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), e foi reeleito para o posto em 2023. Sua eleição contou com forte influência de Davi Alcolumbre (União-AP), que reassumiu a presidência da Casa em 2025.