O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta sexta-feira (21) três mudanças no secretariado estadual. Leonaldo Paranhos, ex-prefeito de Cascavel, será o novo secretário do Turismo. Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Já Ulisses Maia, ex-prefeito de Maringá, comandará a Secretaria do Planejamento. Os nomes serão oficializados no Diário Oficial nos próximos dias.
Mudanças no secretariado
Leonaldo Paranhos governou Cascavel de 2017 a 2024, promovendo investimentos em infraestrutura, educação e saúde. Como secretário do Turismo, ele continuará o trabalho de expansão do setor, que registrou crescimento de 7,1% nos últimos 12 meses, acima da média nacional. Em 2023, o Paraná recebeu mais de 900 mil turistas estrangeiros.
Rafael Greca assumirá o Desenvolvimento Sustentável, dando continuidade a projetos ambientais de destaque. O Paraná foi eleito o estado mais sustentável do Brasil por quatro anos consecutivos pelo Ranking de Competitividade dos Estados. A pasta lidera iniciativas como a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná, que começou na última quinta-feira (20).
Ulisses Maia, ex-prefeito de Maringá, será o novo secretário do Planejamento. Durante sua gestão, Maringá foi reconhecida como a melhor cidade do Brasil para se viver. No novo cargo, ele coordenará projetos como a revitalização do centro histórico de Guaratuba e o Centro de Convenções no antigo Pinheirão.
Avanços ambientais no Paraná
Nos últimos anos, o estado aumentou em 12% a cobertura de matas ciliares e distribuiu mais de 10 milhões de mudas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) pelo programa Paraná Mais Verde. Desde 2022, a fiscalização rigorosa reduziu a supressão da Mata Atlântica, alcançando uma queda de 73% apenas em 2024.
Com a chegada dos novos secretários, o governo pretende fortalecer as áreas estratégicas do estado, impulsionando o desenvolvimento sustentável, o turismo e a infraestrutura.