Pepe Mujica morre aos 89 anos em Montevidéu

Ex-presidente do Uruguai marcou a história com avanços sociais e estilo de vida simples

Pepe Mujica morre nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu. O ex-presidente uruguaio lutava contra um câncer no esôfago. Conhecido por seu estilo austero e por defender causas sociais, Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

Foto: Reprodução internet

O atual presidente, Yamandú Orsi, confirmou a morte em nota publicada nas redes sociais. “Presidente, ativista, líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho”, escreveu.

Da juventude à resistência armada

Nascido em 1935, em Montevidéu, Mujica cresceu em uma família de agricultores. Na juventude, aderiu ao Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, uma guerrilha de esquerda influenciada pela Revolução Cubana.

Durante a ditadura civil-militar uruguaia, iniciada em 1973, Mujica foi preso duas vezes. A última prisão durou 13 anos, entre 1972 e 1985. Durante esse período, foi refém da ditadura.

Do cárcere ao Palácio

Após a redemocratização, Mujica iniciou sua carreira política institucional. Em 1989, elegeu-se deputado pela coalizão de esquerda Frente Ampla, sendo depois senador. Entre 2005 e 2008, comandou o Ministério da Agricultura.

Em 2009, venceu as eleições presidenciais com 52,6% dos votos, tornando-se um dos presidentes mais populares da América Latina.

Política de legalizações

Durante seu governo, Mujica promoveu reformas. Ele sancionou a legalização da maconha, aprovou o aborto e implementou o casamento igualitário, que permitiu a adoção por casais do mesmo sexo.

No campo econômico, o desemprego caiu de 13% para 7%, e a pobreza foi reduzida de 40% para 11%. O salário-mínimo cresceu 250% no período.

Simplicidade até o fim

Mesmo no poder, Mujica manteve uma vida simples. Recusou privilégios e morou em sua chácara nos arredores de Montevidéu. Doou grande parte do salário como presidente e dirigia um Fusca azul, símbolo de sua modéstia.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!