Fábrica da Volvo em Curitiba lidera produção global de ônibus elétricos de alta capacidade
O Paraná vai produzir os primeiros ônibus articulados e biarticulados 100% elétricos do mundo. A Volvo celebrou, nesta quinta-feira (8), em Curitiba, a fabricação do primeiro chassi do modelo elétrico biarticulado. A unidade da capital paranaense é, atualmente, a única com capacidade para fabricar o veículo em escala global.

O governador Ratinho Junior participou do evento na fábrica da Volvo, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O novo modelo, chamado BZRT, tem emissão zero de CO₂ e quase nenhum ruído. Será produzido exclusivamente no Brasil, nas versões articulada e biarticulada.
Desenvolvido com tecnologia nacional, o projeto faz parte de um investimento de R$ 1,5 bilhão da Volvo no Brasil, entre 2023 e 2025, com apoio do programa Paraná Competitivo. “Estamos oferecendo ao mundo uma solução de transporte sustentável, feita no Paraná”, destacou Ratinho Junior.
Segundo o governador, o estado se consolida como referência ambiental. “O Paraná é, há quatro anos, o estado mais sustentável do Brasil. Agora, também inova no transporte público com um ônibus silencioso, confortável e livre de combustíveis fósseis.”
Alta capacidade, zero emissões
O BZRT mede 28 metros e transporta até 250 passageiros. Tem a mesma eficiência de um metrô, mas com custo de implantação muito menor. Além disso, não emite poluentes.
“O início da produção no Brasil é um marco no nosso compromisso com a descarbonização dos transportes”, afirmou André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina. A montadora pretende zerar as emissões de seus veículos até 2040.
O executivo também destacou a tradição de Curitiba no transporte coletivo. “Usamos a experiência do BRT, que nasceu aqui, para criar um modelo 100% elétrico, sem ruído e com mais qualidade de vida para os usuários e moradores.”
Curitiba aposta na descarbonização
O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a nova concessão do transporte público da capital vai priorizar veículos sustentáveis. “Curitiba foi pioneira no BRT e agora avança com ônibus elétricos, híbridos e movidos a biocombustível”, disse.
Tecnologia e segurança de ponta
O BZRT possui dois motores de 200 kW (total de 400 kW ou 540 cavalos) e até oito baterias, com capacidade de 720 kWh. Sua autonomia varia de 250 a 300 km, com recarga entre 2 e 4 horas.
Os motores ficam sob o piso, o que melhora o equilíbrio. As baterias também estão na base, liberando mais espaço interno para os passageiros.
Além disso, o modelo mantém a estrutura robusta dos biarticulados tradicionais, com direção precisa, suspensão reforçada e alta confiabilidade.
Em segurança, o BZRT inclui sensores e câmeras que detectam riscos não visíveis ao motorista. Há ainda alertas de limite de velocidade e o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS), que melhora a direção e reduz o esforço dos condutores.
Outra inovação é o recurso de Zonas de Segurança. Com ele, o ônibus reduz a velocidade automaticamente em áreas sensíveis, como escolas e hospitais, graças ao monitoramento por GPS.
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