Estado concentra mais de um terço dos finalistas e reafirma destaque na educação tecnológica
O Paraná confirmou sua força na área de tecnologia. Dos 85 estudantes de todo o país classificados para a fase final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são paranaenses. O número representa 34% do total, consolidando o estado na liderança da competição.

Desempenho à frente de outros estados
O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA. Logo após o Paraná, São Paulo aparece com 17 estudantes (20%). Em seguida, vêm Ceará (13 alunos, 15%) e Piauí (11, ou 13%).
A competição reuniu alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Todos participaram de forma voluntária e gratuita.
Iniciativa nacional com foco em inovação
A ONIA promove o conhecimento em inteligência artificial e estimula jovens talentos a desenvolverem suas habilidades. A competição foi dividida em várias fases, incluindo provas teóricas e desafios práticos. A etapa final definirá os quatro vencedores que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de IA (IOAI), em Pequim, na China.

Paraná já se destacava nas fases anteriores
O desempenho paranaense não é novidade. Na primeira fase, voltada ao letramento digital, 30.911 dos 60.317 aprovados eram do Paraná — mais da metade. Já na etapa seguinte, com foco técnico, o estado teve 1.378 dos 3.332 classificados.
A terceira fase envolveu tarefas práticas com programação e análise de dados, utilizando técnicas de IA.
Reconhecimento estadual
“O desempenho dos nossos estudantes comprova a qualidade do ensino tecnológico no Paraná. Estamos confiantes de que teremos representantes na Olimpíada Internacional”, disse o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
Para incentivar os participantes, o Governo do Paraná premiou os 50 alunos com as melhores notas na 3ª fase com notebooks e tablets. Foram distribuídos 70 prêmios, totalizando R$ 380 mil em investimentos.
Paraná na vanguarda da educação digital
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil. Esse resultado mostra nossa liderança no uso da tecnologia dentro das escolas”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda. Ele também parabenizou estudantes, professores e toda a comunidade escolar pelo resultado.
Rumo à China
Entre a terceira e última fase, os estudantes passaram por um treinamento com especialistas em IA e computação. A preparação visou a escolha dos quatro melhores participantes, que receberão medalhas de ouro e representarão o Brasil na IOAI 2025, de 2 a 9 de agosto, em Pequim.
Classificados por estado para a fase final da ONIA
-
Paraná: 29
-
São Paulo: 17
-
Ceará: 13
-
Piauí: 11
-
Tocantins: 3
-
Rio de Janeiro: 3
-
Rio Grande do Sul: 3
-
Pernambuco: 2
-
Minas Gerais: 1
-
Distrito Federal: 1
-
Mato Grosso do Sul: 1
-
Pará: 1