Kassab volta a dizer que Ratinho Junior será presidenciável se Tarcísio não concorrer

Cacique do PSD tem declarado publicamente a possibilidade do governador do Paraná disputar o Palácio do Planalto

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é o principal nome da centro-direita para a eleição presidencial de 2026, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, opte por não disputar o cargo.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) aparece com um dos cotados para enfrentar o presidente Lula (PT) em 2026 (Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República)
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) aparece com um dos cotados para enfrentar o presidente Lula (PT) em 2026 (Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República)

Em uma fala durante um evento promovido pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo, Kassab destacou que Tarcísio tem sinalizado que não será candidato à Presidência em 2026, preferindo focar na reeleição ao governo paulista. “Ele tem afirmado que não e eu acredito que ele não seja, mas se ele for candidato, a centro-direita não lança nenhum candidato. Caiado não sai, Ratinho não sai, Zema não sai e ficará Lula, Tarcísio, ou o candidato do Lula e o Tarcísio”, afirmou Kassab.

Diante da possível ausência de Tarcísio como um player nacional, Kassab vê em Ratinho Junior o nome mais forte para representar a centro-direita na disputa presidencial. “Eu acho que quem está mais bem posicionado na centro-direita, caso o Tarcísio não saia, e acredito que não saia, a chegar no segundo turno é o governador do Paraná, o Ratinho, porque ele une o sul do país”, declarou o presidente do PSD.​

Ratinho Junior está em seu segundo mandato como governador do Paraná e, portanto, não pode concorrer à reeleição em 2026. Sua gestão tem sido bem avaliada, o que o torna uma opção viável para liderar a centro-direita na próxima eleição presidencial, principalmente entre as lideranças que buscam um nome de fora da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Kassab ​diz que Lula segue sendo nome forte

Mesmo diante de eventuais desgastes, o presidente Lula continua sendo uma figura eleitoralmente robusta, na avaliação de Gilberto Kassab. “Por mais desgaste que tenha, o Lula é sempre o Lula, então é um candidato forte”, afirmou o dirigente do PSD.

Na visão de Kassab, a próxima eleição presidencial pode marcar uma mudança no clima político do país. Ao contrário da forte polarização vista em 2022, quando Lula superou Bolsonaro em um ambiente eleitoral extremamente dividido, o cacique acredita que o campo de disputa poderá se abrir para novos nomes.

“Acho um resultado, ainda que não dá para enxergar, mas a presença do Lula pode provocar ainda a polarização”, disse. Mesmo assim, Kassab aposta na possível consolidação de candidaturas mais ao centro. “Mas pode surgir pela primeira vez candidaturas como o Tarcísio, Ratinho, Eduardo Leite, o [Romeu] Zema, que representam o centro”, completou.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!