Cacique do PSD tem declarado publicamente a possibilidade do governador do Paraná disputar o Palácio do Planalto
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é o principal nome da centro-direita para a eleição presidencial de 2026, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, opte por não disputar o cargo.

Em uma fala durante um evento promovido pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo, Kassab destacou que Tarcísio tem sinalizado que não será candidato à Presidência em 2026, preferindo focar na reeleição ao governo paulista. “Ele tem afirmado que não e eu acredito que ele não seja, mas se ele for candidato, a centro-direita não lança nenhum candidato. Caiado não sai, Ratinho não sai, Zema não sai e ficará Lula, Tarcísio, ou o candidato do Lula e o Tarcísio”, afirmou Kassab.
Diante da possível ausência de Tarcísio como um player nacional, Kassab vê em Ratinho Junior o nome mais forte para representar a centro-direita na disputa presidencial. “Eu acho que quem está mais bem posicionado na centro-direita, caso o Tarcísio não saia, e acredito que não saia, a chegar no segundo turno é o governador do Paraná, o Ratinho, porque ele une o sul do país”, declarou o presidente do PSD.
Ratinho Junior está em seu segundo mandato como governador do Paraná e, portanto, não pode concorrer à reeleição em 2026. Sua gestão tem sido bem avaliada, o que o torna uma opção viável para liderar a centro-direita na próxima eleição presidencial, principalmente entre as lideranças que buscam um nome de fora da polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Kassab diz que Lula segue sendo nome forte
Mesmo diante de eventuais desgastes, o presidente Lula continua sendo uma figura eleitoralmente robusta, na avaliação de Gilberto Kassab. “Por mais desgaste que tenha, o Lula é sempre o Lula, então é um candidato forte”, afirmou o dirigente do PSD.
Na visão de Kassab, a próxima eleição presidencial pode marcar uma mudança no clima político do país. Ao contrário da forte polarização vista em 2022, quando Lula superou Bolsonaro em um ambiente eleitoral extremamente dividido, o cacique acredita que o campo de disputa poderá se abrir para novos nomes.
“Acho um resultado, ainda que não dá para enxergar, mas a presença do Lula pode provocar ainda a polarização”, disse. Mesmo assim, Kassab aposta na possível consolidação de candidaturas mais ao centro. “Mas pode surgir pela primeira vez candidaturas como o Tarcísio, Ratinho, Eduardo Leite, o [Romeu] Zema, que representam o centro”, completou.
Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!