O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), aceitou o convite para comandar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), após reunião com o governador Ratinho Junior (PSD). Greca assume o cargo no lugar de Everton Luiz da Costa Souza.
A mudança faz parte da reforma do secretariado estadual, que deve alterar outras pastas, como as Secretarias de Cidades, Planejamento, Agricultura e Administração.
Escolha estratégica
Greca deixou a Prefeitura de Curitiba em janeiro, quando passou o cargo para Eduardo Pimentel. Inicialmente, ele cogitou assumir a Secretaria das Cidades, considerada estratégica para quem busca o governo do estado. Segundo especulações, essa pasta ficará com Guto Silva (PSD), atual secretário do Planejamento.
O nome de Guto Silva vem sendo cotado para disputar a sucessão de Ratinho Junior em 2026. Outros integrantes do PSD também demonstram interesse, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e o vice-governador, Darci Piana.
Reforma confirmada
A decisão de Greca encerra um período de incerteza. Na semana passada, Ratinho Junior ofereceu três opções ao ex-prefeito, mas ele não deu uma resposta imediata. Agora, com a escolha definida, a reforma do secretariado deve ser anunciada em breve.
Relembre o mandato de Greca
Depois de administrar Curitiba por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2024, Rafael Greca encerrou mais um ciclo à frente do Palácio Solar Ele já havia sido prefeito entre 1993 e 1996.
Em sua despedida, Greca relembrou as conquistas de seus oito anos de gestão, incluindo a recuperação da cidade, investimentos em infraestrutura e títulos internacionais. Durante seu discurso no Memorial de Curitiba, destacou o orgulho de ser curitibano e o legado deixado para os moradores da capital.
A gestão de Greca recebeu prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais. Curitiba foi eleita a Capital Mais Igualitária do Brasil, a cidade com a Melhor Qualidade Ambiental e Meio Ambiente do país e a Melhor Capital para se Viver, segundo diferentes rankings.
Em seu discurso de despedida, reafirmou seu compromisso com a cidade. “Eu sou o Rafael de Curitiba, da amada cidade onde nasci para a luz dos pinhais. Viva Curitiba!”.