Governo Federal assina concessão dos lotes 3 e 6 do novo pedágio no Paraná

Governador Ratinho Junior esteve em Brasília para participar da solenidade

Representantes do Governo Federal assinaram na tarde desta segunda-feira (28) os contratos de concessão dos lotes 3 e 6 do novo modelo de pedágio do Paraná. A cerimônia ocorreu em Brasília, no Palácio do Planalto, com a presença do governador Ratinho Junior (PSD), além de ministros, lideranças políticas paranaenses e representantes das empresas vencedoras dos leilões.

As assinaturas dos contratos dos Lotes 3 e 6 ocorreram na presença do governdor Ratinho Junior e dos ministros Renan Filho e Gleisi Hoffmann (Foto: Reprodução/ CanalGov)

Os dois lotes integram o novo sistema de concessões rodoviárias do Estado, que promete tarifas mais baixas e obras de modernização em rodovias estratégicas. Juntos, os lotes somam mais de 1,8 mil quilômetros de estradas federais e estaduais que agora passarão a ser administradas pela iniciativa privada.

O Lote 3, leiloado em março, foi arrematado pela CCR S.A. Já o Lote 6 ficou com o Grupo EPR, que também venceu a disputa pelo Lote 2 realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Durante o evento, o governador Ratinho Junior destacou o crescimento acima da média do Paraná. “A nossa atividade econômica apareceu com 8.2% de crescimento. Esse crescimento foi fruto de um grande planejamento que começou em 2019. Nós começamos a nos dedicar para que o Estado se consolidasse em duas áreas importantes: transformar o Paraná no supermercado do mundo e a consolidação do Paraná como uma central logística da América do Sul. Nós passamos a organizar o Porto de Paranaguá e fizemos uma proposta ao Governo Federal, de juntar as rodovias estaduais com as federais, para que essas concessões pudessem ser levadas juntas ao setor privado, de modo que conseguíssemos buscar investidores que tivessem investimento robusto. Esses 6 lotes fizeram com que a gente criasse o maior pacote de concessão rodoviária da América Latina”, detalhou o chefe do executivo paranaense.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou da cerimônia, apesar de ter sido previamente confirmado. De acordo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, a ausênncia de Lula se deu devido a viagem para participar do velório do Papa Francisco, no Vaticano. O ministro destacou que a viagem acabou represando atividades e que o presidente precisou realizar outras ações que acabaram atrasando, principalmente ações voltadas ao feriado do Dia do Trabalho, celebrado na próxima quinta-feira (1).

Ainda em sua fala, o ministro dos Transportes, ressaltou que os contratos preveem investimentos de cerca de R$ 30 bilhões nos próximos 30 anos e que estão previstas duplicações, construção de terceiras faixas, obras de segurança viária e manutenção constante das vias. “Do cara que planta aquele que roda o supermercado vendendo, todo mundo ganha quando perde-se menos tempo nas rodovias e correm-se menos riscos na rodovia. Quem paga a manutenção e o investimento é exatamente o mais pobre. Por isso, é tão importante a gente fazer essa mudança de perspectiva, porque esse é um modelo justo, que garante os investimentos que o desenvolvimento do Estado precisa e que vai mudar paradigmas”, explicou Renan Filho.

Pedágios são diferentes do antigo Anel de Integração

O novo modelo de concessão, diferente do sistema anterior, foi estruturado com base na menor tarifa e prevê mecanismos de controle rigorosos para evitar atrasos nas obras e garantir que os descontos sejam repassados efetivamente aos usuários.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que o Paraná está se tornando referência nacional na modelagem de concessões. “Esse novo pedágio é resultado de diálogo e de uma construção coletiva que respeitou a população, o setor produtivo e os interesses do Paraná”, disse.

O diretor-presidente da EPR Rodovias, José Carlos Cassaniga celebrou a participação ativa da empresa na infraestrutura paranaense. “A EPR se sente muito honrada com mais essa oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável de importantes regiões brasileiras, por meio de atuações concentradas de salvar vidas nas rodovias, promovendo investimentos consistentes e serviços de excelência aos nossos usuários. Os investimentos realizados vão gerar mais de 180 mil empregos.  A nova concessionária terá foco para que cada trecho das rodovias que compõem esse lote esteja adequado para a segurança dos usuários”, comentou.

Eduardo Camargo, diretor-presidente da Motiva Rodovias, a antiga CCR Rodovias, afirma que voltar ao Paraná é uma grande satisfação. “Quando fomos estudar a concessão, nós ficamos muito surpresos com o crescimento do tráfego. No nosso trecho nós vamos fazer um investimento de cerca de R$ 11 bilhões. Independente da assinatura do contrato ou não, a gente já colocou a turma para trabalhar, o investimento para rodar. A geração de emprego já está muito presente”.

As primeiras praças de pedágio sob as novas concessões devem começar a operar nos próximos meses, após a conclusão de processos administrativos e o início das operações assistidas.

O Lote 3 integra o chamado Corredor Norte, que conecta o interior do Paraná ao Porto de Paranaguá, além de interligar o Estado com Santa Catarina e São Paulo. Já o Lote 6 passa por 32 municípios que liga a região Oeste, nas fronteiras com o Paraguai e Argentina, ao Porto de Paranaguá.

Essa assinatura marca mais um passo na renovação do sistema de pedágio paranaense, que ficou sem cobrança desde o fim dos antigos contratos, em novembro de 2021.

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