Governo age para evitar nova crise envolvendo o Pix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mobilizou sua equipe ministerial para conter uma nova crise de imagem relacionada ao Pix, após a divulgação de informações distorcidas sobre a nova instrução do Banco Central. O governo orientou seus integrantes a usarem as redes sociais para esclarecer a medida e produzir conteúdos explicativos para combater desinformação.

Lula também deve gravar um vídeo para desmentir boatos que circulam em plataformas como X, Instagram e Facebook. A preocupação do Planalto surge após a recente polêmica envolvendo o Pix, quando fake news espalharam a falsa informação de que o serviço passaria a ser taxado, gerando forte reação popular.

Desde quinta-feira (6), novas informações falsas passaram a circular, alegando que pessoas inadimplentes com a Receita Federal teriam suas chaves Pix canceladas. O Banco Central já esclareceu que a medida visa combater fraudes e não penalizar usuários com dívidas.

As instituições financeiras só poderão excluir chaves Pix em casos comprovados de fraude, como o uso indevido do CPF de uma pessoa falecida. A norma estabelece quatro situações para a exclusão de uma chave vinculada a um CPF ou CNPJ: problemas cadastrais, duplicidade ou decisão judicial, documentos considerados nulos por fraude e registros de falecimento.

O governo também avalia o impacto político da desinformação. Segundo a última pesquisa Genial/Quaest, a polêmica envolvendo o Pix foi um dos fatores que contribuíram para a queda da popularidade de Lula entre a população de baixa renda.