Pai e filho entarão na disputa por uma cadeira de deputado federal pelo Paraná
Em entrevista exclusiva ao Politiza, o ex-deputado federal Fernando Francischini (Solidariedade) confirmou que irá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, ano em que também se encerra o período de inelegibilidade imposto pela Justiça Eleitoral.

A novidade é que ele não apenas voltará à disputa, como liderará um projeto de reconstrução da centro-direita, pelo Solidariedade, agora em oposição declarada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Francischini atualmente comanda o diretório estadual do Solidariedade e articula a formação de uma federação com o PRD. Ao mesmo tempo, a disputa eleitoral de 2026 colocará o ex-delegado em um cenário inusitado: concorrer diretamente com o próprio filho, o deputado federal Felipe Francischini (União Brasil), além de auxiliar na tentativa de reeleição da esposa, Flávia Francischini (União Brasil), como deputada estadual.
- Leia mais: Flávia Francischini e uma vida em prol da Inclusão, Segurança e Empoderamento na Política Paranaense
“Não há problema nisso. Nossos perfis são diferentes, nossas bases são diferentes. Felipe é mais municipalista, Flávia atua muito na área do autismo e das pessoas com deficiência. Eu tenho uma pauta ideológica, de enfrentamento. Migrei de partido para justamente ficarmos em chapas distintas. Meu voto não serve para eleger o Felipe e o dele não serve para mim”, argumentou.
Ao ser questionado sobre o motivo de não ter ingressado no PL de Jair Bolsonaro, Francischini foi direto: “Convenci o Paulinho da Força a voltar com o Solidariedade para a oposição. Estamos montando uma federação forte, que posiciona nosso partido na centro-direita”.
Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!