Apagão atinge Portugal, Espanha e Itália e paralisa aeroportos e transporte

Queda de energia provoca caos em várias cidades; governos investigam possível ciberataque

Um grande apagão em Portugal, Espanha e Itália deixou milhões sem luz, sinal de celular e transportes paralisados nesta segunda-feira (28/4). Várias cidades, incluindo Lisboa, Madri e Barcelona, foram afetadas.

Imagem: Reprodução internet

Relatos nas redes sociais mostram falta de energia em grande parte de Lisboa. Na Espanha, o problema atingiu cidades como Madri e Barcelona, causando caos em aeroportos e metrôs. O Aeroporto de Barajas, em Madri, continua sem energia, e o metrô de Valência suspendeu todos os serviços.

Segundo a Red Eléctrica, operadora da rede elétrica espanhola, houve uma queda brusca de energia em poucos segundos. Sevilha, Barcelona e Pamplona também registraram interrupções. A empresa afirmou que ativou todos os recursos para restaurar o fornecimento.

Por enquanto, ainda não se sabe exatamente quantas pessoas foram afetadas pelo apagão em Portugal, Espanha e Itália.

Investigação de possível ciberataque
Em Portugal, autoridades suspeitam que o apagão possa ter sido provocado por um ciberataque. O governo criou um grupo de trabalho para investigar.

“Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha”, declarou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, à agência Lusa.

O blecaute afetou cidades de norte a sul de Portugal. As causas, no entanto, ainda não foram confirmadas.

Crise histórica
O jornal espanhol El País informou que o governo espanhol convocou uma reunião de crise. O primeiro-ministro Pedro Sánchez e ministros das Finanças, Meio Ambiente e Transportes vão discutir o que chamam de “o pior apagão da história recente” do país.

A agência EFE também relatou que Sánchez planeja visitar a sede da operadora nacional de energia.

Em Portugal, o Diário de Notícias informou que o governo também convocou uma reunião extraordinária para tratar do apagão.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!