Desaprovação do governo Lula atinge 57,4%, diz Paraná Pesquisas

Índice é o maior registrado desde o início do atual mandato do presidente

A desaprovação ao governo Lula subiu e atingiu 57,4%, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (23). O índice é o mais alto desde o início do atual mandato, iniciado em janeiro de 2023.

Presidente Luis Inácio Lula da Silva

A aprovação caiu para 39,2%. Outros 3,4% não souberam opinar ou preferiram não responder. A pesquisa foi feita entre 16 e 19 de abril, com 2.020 entrevistas em 160 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Reprovação cresce ao longo de 2025
Desde janeiro, a desaprovação ao governo Lula subiu sete pontos. Naquele mês, era de 50,4%. A aprovação, por outro lado, caiu de 46,1% para os atuais 39,2%.

Leia mais: Presidente do INSS é afastado em investigação de fraude de R$ 6,3 bi

Na avaliação da gestão, 48% dos entrevistados classificaram o governo como “ruim” ou “péssimo”. Já 26,6% o consideram “ótimo” ou “bom”, enquanto 24,4% avaliam como “regular”. Apenas 1% não respondeu.

Cenário eleitoral para 2026
Outro levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado na terça-feira (22), mostra empate técnico entre Lula e Michelle Bolsonaro (PL) em uma possível disputa presidencial.

Michelle e Jair Bolsonaro.

Em outro cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no lugar de Michelle, Lula aparece na frente.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!