Inflação reduz compra de alimentos para 58% dos brasileiros

Alta de preços afeta consumo e é atribuída ao governo por mais da metade da população

A inflação segue impactando o dia a dia dos brasileiros. Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada no domingo (13), 58% da população passou a comprar menos alimentos do que costumava antes. O número é ainda maior entre os mais pobres: 67% afirmaram reduzir o consumo.

 

Brasileiros mudam hábitos para enfrentar alta dos preços

De acordo com o levantamento, 8 em cada 10 brasileiros adotaram novos hábitos de consumo para lidar com o aumento dos preços. As principais mudanças são:

  • 61% deixaram de comer fora com frequência;

  • 50% trocaram o café por marcas mais baratas;

  • 50% reduziram o uso de luz, água e gás;

  • 49% diminuíram o consumo de bebidas;

  • 36% passaram a comprar menos medicamentos.

Falta de comida atinge parte das famílias

A pesquisa também aponta que 25% dos entrevistados dizem ter menos comida do que o suficiente em casa. Já 60% consideram ter a quantidade necessária, enquanto 13% afirmam ter mais do que precisam.

O Datafolha destaca que, em relação à última pesquisa com a mesma pergunta, realizada em março de 2023, não houve variações significativas, considerando a margem de erro.

Governo Lula é responsabilizado pela alta dos alimentos

Para 54% dos entrevistados, o governo Lula tem muita responsabilidade pelo aumento dos preços dos alimentos. Outros 29% consideram que o Planalto tem um pouco de culpa, enquanto apenas 14% acreditam que o governo não tem nenhuma responsabilidade.

Metodologia da pesquisa

O Datafolha ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.