Ratinho Júnior avalia candidatura à Presidência, mas aguarda decisão do PSD

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), um dos nomes mais cotados para a corrida presidencial de 2026, afirmou nesta quinta-feira (13) que sua candidatura dependerá da decisão do partido. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é apontado como um possível apoiador de sua eventual campanha.

“Se o meu partido permitir, é claro que vou trabalhar para isso”, declarou Ratinho Júnior após participar de um evento da ONG Todos pela Educação, em São Paulo.

Possível candidatura ainda indefinida

Ao ser questionado sobre um possível lançamento de candidatura, o governador negou que haja qualquer decisão oficial. Segundo ele, até o momento, apenas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem uma pré-candidatura consolidada.

“Não sei de onde surgiu essa informação. Nunca programei nenhum lançamento. Por enquanto, o único nome confirmado é o de Caiado, que já tem o aval do partido. Eu ainda preciso construir esse caminho e nem sei se essa será uma decisão do PSD”, explicou.

Ratinho Júnior reforçou que seu principal objetivo é contribuir para um projeto de modernização do Brasil. “Acredito que temos bons exemplos a seguir e quero participar desse processo de transformação do país”, completou.

Aproximação com Bolsonaro

O nome de Ratinho Júnior tem ganhado força dentro da direita como uma alternativa para representar o campo político em 2026. O governador já demonstrou interesse em contar com o apoio de Bolsonaro.

“Qualquer pessoa que está na política e entende minimamente do cenário sabe que o apoio dele é muito relevante. Hoje, Bolsonaro é a maior liderança da direita na América do Sul e tem um peso incontestável. Ter esse apoio soma muito”, destacou.

Por enquanto, o cenário segue indefinido, e a decisão final sobre sua candidatura dependerá dos rumos tomados pelo PSD nos próximos meses.