Recém-empossada como ministra das Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann já assumiu a articulação para a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 no Congresso Nacional. A ministra terá um curto prazo para sua primeira grande missão no cargo: a votação da peça na Comissão Mista de Orçamento (CMO) está prevista para o dia 18, apenas sete dias após sua posse. Caso aprovado, o texto seguirá para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados no dia 19.
O acordo relacionado ao orçamento foi validado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada e estabelece que o pagamento de emendas parlamentares deverá ser feito com transparência.
Além disso, o governo já havia anunciado no ano passado a ampliação do programa de auxílio para compra de botijões de gás, que deverá beneficiar mais de 20 milhões de famílias até o fim de 2025. O impacto financeiro previsto para essa medida é de aproximadamente R$ 13 bilhões.
No início de sua articulação política, Gleisi Hoffmann se reuniu nesta terça-feira (11) com líderes da Câmara dos Deputados. Esse primeiro encontro contou apenas com parlamentares alinhados ao governo, incluindo Mário Heringer (PDT-MG), Pedro Campos (PSB-PE), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Luciano Amaral (PV-AL), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ).